Reabilitação

O que é

“A Reabilitação implica na recuperação dos pacientes ao maior nível físico, psicológico e de adaptação social possível”. (OMS, 1980).

 “A Reabilitação cognitiva (RC) é um processo em que as pessoas com lesão cerebral trabalham junto a profissionais da área de saúde, familiares e membros da comunidade para tratar ou aliviar as deficiências cognitivas provenientes de um dano neurológico” (Wilson, 1989).

Reabilitação neuropsicológica é similar à reabilitação cognitiva, porém, mais abrangente, ela se preocupa com a melhora de déficits emocionais, cognitivos psicossociais e comportamentais causados por lesão cerebral, ou não, dificuldades de aprendizagem, atenção, memória, funções executivas e os domínios cognitivos que são: a memória, atenção, percepção visual e vísuo-motora, capacidade de planejamento, de cálculo, raciocínio lógico, de julgamento, pensamento e linguagem.

Quando procurar

  1. Pacientes infantis, adolescentes e jovens com distúrbios específicos do desenvolvimento, distúrbio de aprendizagem, de atenção, de memória e hiperatividade.
  2. Pessoas com deficiências cognitivas, emocionais e sociais;
  3. Pacientes idosos com processos degenerativos ou déficits decorrentes da idade. Alzheimer por exemplo.

Tratamento e Resultados esperados

  1. Orientar e capacitar pacientes e familiares a conviver, superar e lidar com deficiências cognitivas, emocionais e sociais, favorecendo significativa melhora na qualidade de vida;
  2. Readaptar pacientes idosos com processos degenerativos ou déficits decorrentes da idade, visando independência nas atividades da vida diária;
  3. Habilitar pacientes infantis, adolescentes e jovens com distúrbios específicos do desenvolvimento, distúrbio de aprendizagem, de atenção, de memória e hiperatividade.

 

carmenluciavalverde@yahoo.com.br
Rua das Orquídeas, 677 - Sala 608
Indaiatuba - SP - CEP 13345-040
Home
Quem sou
Artigos
Contato
© 2014 - Carmen Valverde Neuropsicologia- webdesign - CG Propaganda