Neuropsicologia

Neuropsicologia:

A Neuropsicologia está diretamente ligada ao estudo das relações entre o sistema nervoso central (SNC), disfunções cerebrais, comportamento e ao funcionamento cognitivo. É uma área da psicologia e das neurociências, que possui interface com as áreas de neurologia, psiquiatria, fonoaudiologia, geriatria, pediatria, pedagogia e área jurídica (forense).

Atendimento e Avaliação

O Exame Neuropsicológico compreende a investigação do funcionamento cerebral através do estudo que se é feito do comportamento e dos vários segmentos e domínios cognitivos que são: a memória, atenção, percepção visual e vísuo-motora, capacidade de planejamento, de cálculo, raciocínio lógico, de julgamento, pensamento e linguagem.

A avaliação neuropsicológica, não se limita apenas a aplicar os testes e avalia-los, ela vai muito além, possibilita ao profissional organizar um raciocínio em diversas hipóteses, que ajuda no diagnóstico, discrimina e identifica o tipo da alteração e das funções cognitivas comprometidas e as que estão preservadas.

São também observadas durante a avaliação neuropsicológica, questões ligadas à presença de alterações comportamentais, de humor e as interferências que estas alterações proporcionam ou não, as mudanças nas atividades de vida diária (AVD) do indivíduo.

 

carmenluciavalverde@yahoo.com.br
Rua das Orquídeas, 677 - Sala 608
Indaiatuba - SP - CEP 13345-040
Home
Quem sou
Artigos
Contato
© 2014 - Carmen Valverde Neuropsicologia- webdesign - CG Propaganda