Artigo
Síndrome de Irlen

O que é

Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura, tem caráter hereditário, se manifesta sob maior demanda de atenção visual e afeta aproximadamente 12 a 14% da população geral.

Sintomas

Pessoas que apresentam tal síndrome relatam que a luminosidade, o contraste, o ofuscamento e o tamanho da impressão das letras as incomodam causando muitas vezes o cansaço, fadiga, desconforto, percepções distorcidas, incorretas, problemas na resolução viso-espacial, dificuldades na manutenção do foco, estresse visual, alteração na percepção de profundidade e dores de cabeça.

De acordo com portadores da S.I. o brilho ou reflexo do papel branco contra o texto causam irritabilidade, assim como a luz natural ou fluorescente. Eles possuem ainda sensação de movimentação das letras que "pulsam, tremem, vibram, se juntam ou desaparecem" e a leitura passa a ser fragmentada. Além disso, queixam de insegurança ao dirigir, estacionar, com esportes, com o movimento da bola dentre outros, como descer e subir escadas rolantes.

Tratamento

Após identificar as queixas será feito um rastreamento por profissionais capacitados pelo Método Irlen, através de avaliações, de acordo com o resultado, o paciente será ou não encaminhando ao centro de referência para o tratamento: Hospital de Olhos

Importante

A prevalência da S.I. é maior que a da própria Dislexia (estimada entre 3 a 6% da população), atingindo 12 a 14% de bons leitores e entre alunos com dificuldades de leitura, gira entre 17 e 46%.

Como os sintomas podem ser semelhantes, o diagnóstico diferencial é indispensável para intervenção correta.

carmenluciavalverde@yahoo.com.br
Rua das Orquídeas, 677 - Sala 608
Indaiatuba - SP - CEP 13345-040
Home
Quem sou
Artigos
Contato
© 2014 - Carmen Valverde Neuropsicologia- webdesign - CG Propaganda